domingo, 19 de junho de 2011

Ética e Éstética: Uma visão do século XIX

Nos recortes dos textos, "O Imperialismo e o pensamento racial do século XIX" de Hannah Arent e "A Identidade em questão" de Stuart Hall, podemos perceber que a ideologia está conceituada como um estudo de conceitos no campo das ideias impostas como dogmas, ou seja, conceitos desenvolvidos e impostos como verdades absolutas. No século XIX sobressaíram duas ideologias dominantes sobre as outras: a luta de classes (marxismo) onde a sociedade se baseia na luta entre exploradores e explorados, e a luta natural das raças (darwinismo) onde o mais apto ao meio elimina e domina as raças inferiores. As identidades destacadas estão ligadas ao grupo social e aos interesses que trazem a si alguns privilégios e atendem os interesses políticos.
O ponto central abordado nos fragmentos é a identidade no sentido de estar atrelado à questão política, imperialista, social, racial, discriminatório e de interesses econômicos ao longo da história, ou seja, os países imperialistas impõem conceitos, valores e ideologias que visam atender aos seus interesses políticos e econômicos. Esses temas podem ser abordados e colocados em discussão através de filmes, imagens, propagandas, documentários, textos e debates; cabendo ao professor contextualizar e inserir o aluno ao tema dentro do contexto histórico-social.
Os temas e proposições expostos encontram espaços nos planejamentos e discussões nas disciplinas na área de ciências humanas no sentido da construção do pensamento reflexivo a partir da abordagem de vários pontos de vista de um determinado tema ou ideologia (racismo, bullying, política, guerra, economia) no intuito de estimular o aluno a criar a sua personalidade e seu próprio ponto de vista.
As disciplinas relativas a Áreas de Ciências Humanas; história, geografia e filosofia, podem oferecer diferenciais para uma abordagem dos temas elencados, tais como: em história podemos ver a questão da ideologia e identidade, o mesmo ocorrendo em filosofia e geografia. Porém em história pode ser trabalhado de uma forma a resgatar o aspecto sócio histórico e cultural de maneira contextualizada, na Filosofia pode ser trabalhado dentro da ótica da ética e da estética, e por fim em geografia o tema da ideologia pode se utilizar de conceitos pré-estabelecidos para exercer a hegemonia e impor seus interesses sobre países mais pobres, usando a ideologia para impor a sua geopolítica, enquanto que a identidade pode trabalhar o conceito de lugar, pertencimento a um grupo social, a região e regionalização e grupo político.

Nenhum comentário: